Herói por um dia


Lembras-te de quando me disseste,
Que não salvavas vidas?
Que apenas tentavas não perde-las?

Um dia peço-te para salvares o mundo.
Mas não um mundo qualquer:
Aquele em que apenas eu habito.

Tentarias salvar-me?
Eu não quero ser mais do que sou.
Não quero ser ninguém diferente.
Não nasci para ser salva.

Não me interpretes mal:
Daria muito para que me salvasses,
Se tal fosse o teu desejo.

Sinto-me suicida.
Não por tentar acabar com a minha vida, não!
Mas porque mato cada palavra
Que em mim nasce.

As minhas palavras,
Sou eu.
Serei?

Serei eu feita das minhas palavras,
Ou as minhas palavras feitas de mim?
As vezes, elas não dizem o que eu quero.
Mas o que outras pessoas pedem.

Então, deixam de ser minhas?
Passam a ser tuas?
Oh, palavras!

Ainda anseio para que tu me salves!
Não, não!
A mim,não.
Ao mundo onde vivo,
Que talvez seja meu.

Talvez duvide que ele seja,
Embora só eu lá viva,
Porque passas lá muitas vezes.

Serei eu dona do mundo, porque la vivo?
Ou serás tu, que mesmo de passagem,
Te tornaste…assíduo?

Oh.
Será que me queres salvar?
Não, apenas não me queres perder.

Será possível?
Ser salva e ser perdida.
Ser perdida, mas não ser salva.

Então, talvez eu não me perca,
Num mundo que não é teu,
Nem meu,
E que não queres salvar.

E esse mundo… não queres perder?

Gostava de pegar em ti,
E esquecê-lo.
Sim, esquecer o mundo.
De todas as pessoas.

E criar um outro,
Nosso.
Esse salvarias?

Não queres ser herói.
Nem de banda desenhada?
Podia ser a tua parceira na luta contra o mal.

Mas dou por mim,
Sozinha a tentar salvar um mundo,
Que não é teu,
Nem meu.

E a lua sorri-me.
Acho que não gosta de mim.
Tu gostas?
Da lua, claro!
Que de mim,
Nem a lua sabe.

E agora, já me salvarias?

Oh.
Desculpa.
Esqueci-me que não querias ser herói.
Nem por um dia?

Arriscar tudo,
Percorrer o incerto,
Amar o que não julgavas capaz de amar,
Andar onde jamais pensarias,
Viver o que não morrerias antes por…
E salvar o mundo.
Nem que fosse por um dia.

Mas tu não salvas ninguém.
Não salvas mundos.
Só não perdes vidas.

E se perdesses a minha,
Já salvarias o meu mundo?

2012




Comentários

Mensagens populares